Cinco bombeiros militares destacados dos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará de Ipueiras e Crateús, integrantes da Segunda Companhia do terceiro batalhão, concluíram o Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH). Os soldados Herson, Tiago, Davi, Sérgio, Correia Lima e Wallesy agora possuem conhecimentos abrangentes em técnicas cruciais para lidar com situações de emergência. O Curso foi promovido pelo CBMCE em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP).
O COAPH, uma iniciativa do Batalhão de Socorro de Urgência, tem como objetivo principal promover a capacitação e reciclagem de profissionais da segurança pública, enfocando especialmente o atendimento pré-hospitalar. Com uma carga horária total de 100 horas/aula, o curso abrange desde conceitos introdutórios até procedimentos técnicos avançados.
A importância desse curso reside na necessidade de equipar os bombeiros militares com as habilidades e conhecimentos essenciais para lidar com situações críticas que envolvem a vida e a segurança dos cidadãos. As disciplinas ministradas durante o COAPH incluem avaliação inicial do paciente, procedimentos essenciais como a remoção de vítimas em casos extremos, resgate de indivíduos presos em ferragens, em locais elevados e espaços confinados, além de atuações em cenários de hemorragias, choques, traumatismos e queimaduras.
Vale ressaltar que desde o mês de setembro outros militares da mesma companhia também passaram pela capacitação. Eles foram os soldados Miranda, Araújo, Lopes e Meireles todos estes que atualmente pertencem ao Posto Avançado de Crateús em Ipueiras.